Mulheres alforriadas e o trabalho no império romano
PDF

Palavras-chave

Arqueologia feminista
Mulheres
Trabalho
Império romano
Epigrafia latina

Como Citar

RODRIGUES, Catarina de Faria; SILVA, Filipe Noé da. Mulheres alforriadas e o trabalho no império romano: uma leitura a partir da epigrafia latina. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 27, n. 37/38, p. 74–93, 2022. DOI: 10.53000/cpa.v27i37/38.4675. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17180. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute a atuação laboral das libertas no Império Romano a partir da epigrafia latina. Tem-se por intenção avaliar as contribuições das teorias feministas para os Estudos Clássicos, e ressaltar sua importância para a construção de uma História Antiga que possa e deva reconhecer e valorizar a experiência histórica das mulheres. Assim sendo, propõe-se a leitura de inscrições funerárias latinas de mulheres egressas da escravidão. Nesta empreitada, interessa-nos evidenciar a contribuição social e econômica das mulheres para além da exclusão proposta pela escravidão.

https://doi.org/10.53000/cpa.v27i37/38.4675
PDF

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade utiliza a licença Creative Commons — Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International — CC BY-NC-ND 4.0. Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.