O papel dos conselhos e da representatividade política na cidade das Leis, em Platão.
PDF

Palavras-chave

Diálogos Platônicos
As leis
Conselhos
Democracia
Koinonia

Como Citar

FILHO, Gérson Pereira; YAMAMOTO, Jorge Hideo. O papel dos conselhos e da representatividade política na cidade das Leis, em Platão. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 25, n. 35, p. 58–80, 2020. DOI: 10.53000/cpa.v25i35.4299. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17171. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Sugerimos em nossos estudos que Platão, em seu último diálogo, As Leis, nos oferece, por meio dos personagens ali presentes, um projeto de cidade amplamente revolucionário frente à realidade grega de seu tempo, e aplicável, em larga escala, para se abordar as cidades e a política na contemporaneidade. Sobretudo, dentre tudo o que desperta atenção no modo de se propor a organização da pólis nas Leis, há que se destacar o papel dos “Conselhos”, como organismos políticos fundamentais para a administração da cidade, compostos pelos cidadãos, de modo radicalmente democráticos, e direcionados para a gestão de praticamente todas as instâncias da vida social. Da educação aos ofícios militares, culminando com o “Conselho Noturno” em sua função de supervisão, a cidade das Leis, se torna referência para se repensar as possibilidades da democracia e os caminhos para a koinonia econômica e social.

https://doi.org/10.53000/cpa.v25i35.4299
PDF

Referências

BENOIT, Hector. Platão e as temporalidades: a questão metodológica. São Paulo: Annablume, 2015;

BENOIT, Hector. A Odisseia de Platão: as aventuras e desventuras da dialé-tica. São Paulo: Annablume, 2017;

HADOT, Pierre. O que é a Filosofia Antiga? São Paulo: Edições Loyola, 1999.

HARVEY, David. O Direito à cidade. Revista lutas sociais. São Paulo, n. 29, p. 73-89, jul-dez. 2012, disponível em httpe://www4.pucsp.br/neils/dowloads/neils-revista-29-port/david-harvey.pdf.Acesso em 25/02/2017.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Nebli, 2016.

PEREIRA FILHO, Gérson. Uma Filosofia da História em Platão: o percurso histórico da cidade platônica de As Leis. São Paulo: Paulus, 2009;

PLATÃO. Leis. Trad.Carlos Alberto Nunes. Belém: Universidade Federal do Pará, 1980;

PLATON. Oeuvres Complètes. Les Lois. Texte établi et traduit par : Edouard DES PLACES. Paris: Les Belles Lettres, 1956;

PLATÃO. Carta VII. Trad. José Trindade Santos. São Paulo: Edições Loyola, 2008;

PLATÃO. A República. Trad. Maria Helena da Rocha Pereira. 8ª. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996;

PLATÃO. O Político. Tradução e notas de José Cavalcante de Souza, Jorge Paleikat e João Cruz Costa. Coleção ‘Os Pensadores’. São Paulo: Abril cultural, 1972.

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade utiliza a licença Creative Commons — Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International — CC BY-NC-ND 4.0. Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.