'Como ler os diálogos de Platão?’ O procedimento Hermenêutico de Leo Strauss
PDF

Palavras-chave

Platão-irônico
Método Hermenêutico de Leo-Strauss
Aproximação Dialogal

Como Citar

AZAMBUJA RODRIGUES, Tiago. ’Como ler os diálogos de Platão?’ O procedimento Hermenêutico de Leo Strauss. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 24, n. 33, p. 29–52, 2019. DOI: 10.53000/cpa.v24i33.3818. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17155. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este artigo se ocupa do método de L. Strauss de leitura dos diálogos de Platão. Nele, além de interpretarmos, sistematizamos e ordenamos em princípios a forma difusa e ensaística pela qual Strauss trouxe a público na obra A Cidade e o Homem, (1964), o seu procedimento hermenêutico de leitura dos textos de Platão. Os princípios em questão podem ser expressos em duas chaves principais: i) a dimensão irônica-dissimulatória, que Strauss assere ser a chave para abordarmos e entendermos a trama e as conversações com as quais nos deparamos nos diálogos; e ii) a dimensão dramática-cômica, que nos habilitaria a compreender corretamente a própria mensagem (os argumentos, as testes e conclusões) transmitida pelos textos. Outrossim, de tais princípios, segue a tese de Strauss, a despeito da questão da aproximação dialogal, de que podemos atribuir a Platão certas ideias ou doutrinas, desde que o leiamos pela abordagem e procedimento adequados.

https://doi.org/10.53000/cpa.v24i33.3818
PDF

Referências

ANNAS, J. An Introduction to Republic of Plato’s Republic. Oxford: Clarendon Press Oxford, 1981.

ARISTÓFANES. A Revolução das Mulheres. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

BENOIT, H. Platão e as temporalidades: a questão metodológica. São Paulo: Annablume, 2015.

KLEIN, J. A Commentary on Plato’s Menon. The University of North Carolina Press, 1965.

PLATÃO. A República. Tradução Maria Helena da Rocha Pereira. 13 ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2012.

PLATÃO. Mênon. Tradução. Maura Iglesias. 3 ed. São Paulo: Loyola, 2005.

STRAUSS, L. La ciudad y el hombre. Buenos Aires: Katz, 2005.

STRAUSS, L. O que é filosofia política. In: STRAUSS, L. Introdução à filosofia política: dez ensaios. Tradução de Élcio Verçosa Filhos. 1. ed. São Paulo: É Realizações, 2016. Cap. 1, p. 27-75.

STRAUSS, L. Perseguição e a arte de escrever. Tradução de Hugo Langone. 1 ed. São Paulo: É Realizações, 2015.

STRAUSS, L.Seminar on Plato’s Menon. Chicago: University of Chicago, 1966.

STRAUSS, L.Seminar on Republic’s Plato. University of Chicago, 1957.

THOMPSON, J. A. K. Irony: An Historical Introduction. Cambridge: Harvard University Press, 1926.

VEGETTI, M. Defender Platão de Popper (ou de si mesmo?). In: VEGETTI, M. Um paradigma no céu: Platão político, de Aristóteles ao século XX. Tradução Maria da Graça Gomes de Pina. São Paulo: Annablume, 2010. Cap. 7, p. 193-227.

XENOFONTE. Memoráveis. Tradução do grego, Ana Elias Pinheiro. 1.ed. Coimbra University Press, 2009.

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade utiliza a licença Creative Commons — Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International — CC BY-NC-ND 4.0. Esta é a mais restritiva das nossas seis licenças principais, só permitindo que outros façam download dos seus trabalhos e os compartilhem desde que atribuam crédito a você, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.