Resumo
Este artigo discute alguns dos elementos apocalípticos apresentados na obra “O Pastor”, atribuída ao liberto Hermas. Ao reconsiderar seus aspectos filológicos quanto à datação e autoria, pretende-se, ademais, apontar caminhos para a utilização deste texto enquanto documento histórico sobre as comunidades cristãs e suas relações com o universo social do Império Romano nos primeiros séculos da Era Comum.
Referências
PADRES APOSTÓlICOS. Clemente Romano, Inácio de Antioquia, Policarpo de esmirna, o Pastor de Hermas, Carta de Barnabé, Pápias, Didaqué. tradução de Ivo Stornio e euclides Balancin. São Paulo: editora Paulus, 1995.
BATOVICI, Dan. Patristic Reception and Apocalyptic Character: The Shepherd of Hermas as Authoritative Book in Early Christianity. M.Phil. the-sis. St Andrews University, 2016.
BONNER, Campbell. A new Fragment of the Shepherd of Hermas (Michigan Papyrus 44-H). The Harvard Theological Review. vol. 20, no. 2 pp. 105-116. April, 1927.
BROWN, Peter. Antiguidade Tardia. In: vEYnE, Paul. História da Vida Privada. Volume 01. Do Império Romano ao ano 1000.São Paulo: Com-panhia das letras, 2009.
BRYANT , J.M. Wavering saints, mass religiosity, and the crisis of post-baptis-mal sin in early Christianity: a Weberian reading of the Shepherd of Her-mas. European Journal of Sociology / Archives Européennes de Sociol-ogie / Europäisches Archiv für Soziologie. Vol. 39, no. 1, 1998 pp. 49-77.
COLLINS, John Joseph. The apocalyptic imagination. An introduction. Sec-ond edition. Cambridge: William eerdmans Publishing Company, 1998.
COLLINS, John Joseph. A imaginação apocalíptica. São Paulo: editora Paulus, 2010.
DEMETZ, Peter. the elm and the Vine: notes toward the History of a Marriage topos. PMLA. Vol. 73, no. 5, Part 1. pp. 521-532. Dec.1958.
FATTAL, M. Du bien et de la crise. Platon, Parménide et Paul de Tarse. Paris: l’Harmattan, 2016.
MARTÍN, José Pablo. “El Pastor de Hermas en el Siglo II: de la apocalíptica a la História”. Circe. nº11, 2007. p.175-194.
VALDEZ, Ana. “A literatura apocalíptica enquanto gênero literário (300 a.C. – 200 d.C.). Millenarium. Revista Portuguesa de Ciência das Religiões. Ano I, nº01, 2002. p.55-66.
MILLER,Patricia Cox. All the Words Were Frightful”: Salvation by Dreams in the Shepherd of Hermas. Vigiliae Christianae. vol. 42, no. 4 (dec., 1988), pp. 327-338.
NOCK, Arthur Darby. A Papyrus Codex of the Shepherd of Hermas (Simili-tudes 2-9) with a Fragment of the Mandates by Campbell Bonner; Der Hirt des Hermas. Allegorie oder Wirklichkeit? by Åke V. Ström. Gnomon.14. Bd., H. 5. pp. 268-271. May, 1938.
NOGUEIRA, Paulo A. S. Religião de visionários: Misticismo e apocalíptica no cristianismo primitivo. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2005.
RIDDLE, Donald W. the Messages of the Shepherd of Hermas: A Study in Social Control. The Journal of Religion. Vol. 7, no. 5/6 pp. 561-577. oct. 1927.
RIVAS REBAQUE, Fernando. ¿Los ricos pueden salvarse?: la limosna re-dentora en el “Pastor” de Hermas (Sim. II: parábola del olmo y la vid). didaskalia. lisboa. ISSn 0253-1674. 44:2. p.45-63. 2014.
TURNER, C.H. the Shepherd of Hermas and the problem of its text. The Journal of Theological Studies, Vol. 21, no. 83. p.193-209. April, 1920.
VASCONCELLOS, P.; FUNARI, P.P.A. Paulo de Tarso, um apóstolo para as nações. São Paulo, Paulinas, 2013.
VEYNE, Paul. Le Pain et le Cirque. Paris: Ed. du Seuil, 1976.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade