Narrativas de Protágoras
PDF

Palavras-chave

Diálogos platônicos
Prometeu
Filosofia política
Cidades platônicas

Como Citar

GABIONETA, Robson. Narrativas de Protágoras: cruzamentos entre o mito de Prometeu e o Grande discurso. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, Campinas, SP, v. 19, n. 28, p. 125–134, 2015. DOI: 10.53000/cpa.v19i28.1767. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cpa/article/view/17115. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Pretendemos nesse artigo evidenciar os cruzamentos (pontos de contato, ou as conexões) existentes entre o Mito de Prometeu e o Grande Discurso, ambos proferidos por Protágoras no diálogo platônico que leva seu nome. Eles estão no mesmo plano, sem hierarquia, ou, mais do que isso, se completam, se entrecruzam, dialogam; cada qual com suas capacidades e suas limitações, quando colocados lado a lado, nos fornecem elementos importantes para pensarmos a vida da cidade. Os pontos de contato são: distribuição divina das artes e da virtude política; a problemática do castigo e a transmissão de conhecimentos e valores entre as diferentes gerações de homens.

https://doi.org/10.53000/cpa.v19i28.1767
PDF

Referências

BENOIT, Hector. Em busca da odisséia dialógica: a questão metodológica das temporalidade. Campinas: Unicamp, 2004 (Tese de Livre-Docência em Filosofia)

CUNHA NETO, Osvaldo. Protágoras de doxografia platônica sobre o mais eminente sofi sta. Estudo e Tradução. Mestrado defendido no IEL Unicamp em 2012.

GABIONETA, R. Um estudo sobre o sofista Protágoras nos diálogos de Platão.Campinas: Unicamp, 2013 (Dissertação de Mestrado em Filosofia)

PLATÃO. Diálogos. Tradução Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA, 1972.

SOBRINHO, Rubens Garcia Nunes. Kosmos e inteligência: o mito de julgamento do Górgias. Belo Horizonte: UFMG, 2011 (Tese de Doutorado)

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

Downloads

Não há dados estatísticos.