Resumo
Nos primeiros séculos da Era Comum, as relações de identidade e alteridade constituintes do si-mesmo tinham como um de seus parâmetros a dicotomia entre mortalidade e imortalidade. Sob este ponto de vista, elas dependeram de dois movimentos paralelos e em diálogo: a concepção da natureza divina da alma e dos sonhos como espaço de comunicação com os deuses. Os Hieroi Logoi de Aristides sinalizam, por sua vez, um poderoso cruzamento das duas perspectivas ao abrir espaço à possibilidade de identificação, por parte de um mortal, com a divindade.Referências
ALLEAU, René. A Ciência dos Símbolos. Lisboa: Edições 70, 2001.
BATAILLE, Georges. O Erotismo. São Paulo: Arx, 2004.
BEHR, Charles. Aelius Aristides: The Complete Works – Orations I-XVI.Leiden: Brill, 1986.BEHR, Charles. Aelius Aristides and the Sacred Tales. Amsterdam: Hakkert,1968.
BROWN, Peter. The Making of Late Antiquity. Cambridge: Harvard UniversityPress, 1993.
CATON, Richard. The Temples and Ritual of Asklepios at Epidaurus andAthens. London: Royal Institute of Great Britain, 1899.
COMPTON, Michael. The Union of Religion and Health in Ancient Asklepieia. In:Journal of Religion and Health. Vol. 37, No. 4, 1998.
COPETE, Juan Manuel. Elio Aristides. Um Sofista Griego em El ImperioRomano. Madrid: Ediciones Clásicas, 1995.
CORNELLI, Gabriele. “A Paixão Política de Platão: sobre cercas filosóficas esua permeabilidade”. In: Archai: Revista sobre as Origens doPensamento Ocidental. No 02. Brasília, 2009. ISSN: 1984-249X.
DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano: artes de fazer. Petrópolis:Vozes, 2008.
DEL CORNO, Dario. Artemidoro: Il Libro dei Sogni. Adelphi: Milano, 1993.
DE SOUSA, Eudoro. Mitologia, História e Mito. Lisboa: Imprensa NacionalCasa da Moeda, 2004.
DODDS, E. R. Os Gregos e o Irracional. São Paulo: Escuta, 2002.
DODDS, E. R. Paganos y Cristianos en una Época de Angustia.Madrid:Cristiandad, 1975.
EDELSTEIN, E. Asclepius: a collection and interpretation of the testimonies.New York: Arno, 1976.
ELIADE, Mircea. Metodología de la Historia de las Religiones. Barcelona:Paidós, 1996.
FESTUGIÉRE, Andrè-Jean. Aelius Aristides. Discours Sacrés. Rêve, Religion,Medecine au IIe siècle après J.C. Paris : Macula, 1986.
FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes,2006a.
FOUCAULT, Michel. La Historia de La Sexualidad: la inquietud de si. Ciudadde Mexico, Siglo XXI, 1987.
FOUCAULT, Michel. O Retorno da Moral. In: Ditos e Escritos: Ética, Sociedade,Política. São Paulo: Martins Fontes, 2006b.
FOUCAULT, Michel. Sonhar com os próprios prazeres: sobre a Onirocrítica deArtemidoro. In: Ditos e Escritos: Ética, Sociedade, Política. São Paulo:Martins Fontes, 2006a.
GUTHRIE, Kenneth. Numenius: the father of Neoplatonism. London: GeorgeBell & Sons, 1917.
KEIL, Bruno. Aeli Aristidis Smyrnaei. Vol. II. Berlim: Weidmann, 1898.
LANZI, Silvia. Aion, Eros e Hades Nei Frammenti Caldaici. In: Kervan – RivistaInternazionale di Studii AfroasiaticiIII. T urim: Università di Torino, Janeirode 2006, pp. 35-49.
LiDONNICI, Lynn. Epidaurian Miracle Inscriptions. Atlanta : Scholars Press,1995.
MEINBERG, Marly. Sócrates e a Individualidade da Alma: um estudo sobre aautarchéia socrática. In: Hipnos. São Paulo: PUC-SP. No. 13, ano 9, 2004.
MILLER, Patricia Cox. Dreams in Late Antiquity.New Jersey: PrincetonUniversity Press, 1994.
NICOSIA, Salvatore. Elio Aristide: Discorsi Sacri. Milano: Adelphi, 1984.
ORTEGA, Francisco. Amizade e Estética da Existência em Foucault. Riode Janeiro: Graal, 1999.
ROHDE, Erwin. Psique: la idea del alma y la inmortalidad entre los griegos. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 2006.
STROUMSA, Guy. Dreams and Visions in Early Christian Discourse. In: STROUMSA, Guy. SHULMAN, David. Dream Cultures. Oxford: Oxford University Press, 1999.
TYLOR, Edward. Primitive Culture.John Murray: London, 1920.
WALDE, Christine. Dream Interpretation in a Prosperous Age? Artemidorus, theGreek Interpreter of Dreams. In: STROUMSA, Guy. SHULMAN, David.Dream Cultures. Oxford: Oxford University Press, 1999

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade