Resumo
O tema da justiça, localizado no livro I da República, é particularmente agudizado na primeira resposta de Trasímaco, que a identifica com o interesse, a conveniência do mais forte (338c). O justo se reduz e se assemelha com aquilo que está prescrito na lei editada pelo governante. Lei que se coloca como medida da justiça e como condição do exercício do poder. Por esse caminho, nosso intento é sintetizar outros problemas que se ligam inevitavelmente à questão, como, por exemplo, a dialética da physis e nomos e a possibilidade de conciliação entre elas. Para alcançar tal objetivo, nosso ponto de partida será a tese que afirma haver coerência entre os argumentos apresentados por Trasímaco. Além disso, analisaremos a teoria da aparência subjacente ao tema da justiça.
Referências
ADKINS, Arthur W. H. Merit and Responsibility: a study in Greek Values. London:Oxford University Press, 1960.
ANNAS, J. An introduction to Plato’s Republic.Hong Kong: Oxford UniversityPress, 1992.
BELAÚNDE, Domingo García. Existe um Derecho Natural en La filosofia griega?,apresentado em 1972 à Sociedad Peruana de Filosofía.
BOERI, Marcelo D. Apariencia y realidad en El pensamiento griego:investicaciones sobre aspectos epistemológicos, éticos y de teoria de Laacción en algunas teorias de La Antigüedad. Buenos Aires: Colihue, 2007.
BURKERT, Walter. Religião grega na época clássica e arcaica. Lisboa: CalousteGulbenkian, 1993.
CACCIOARI,Massimo et al. La Legge Sovrana: nomos basileus, Milão, BUR/SAGGI, 2006, pp.10-11, de Massimo Cacciari, Luciano Canfora e outros.
DETIENNE, Marcel. L’invention de la mythologie. Paris: Gallimard, 1981.
DETIENNE, Marcel. Os mestres da Verdade na Grécia Arcaica. Rio de Janeiro: JorgeZahar, 1988.
DODDS, E. R. Os gregos e o irracional. Lisboa: Gradiva, 1988.
DOVER, K. J. Greek Popular Morality: in the time of Platô and Aristotle. Oxford,1974.
FINLEY, Moses I. Política no Mundo Antigo. Lisboa: edições 70, 1983.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade