A marca
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Palavras-chave

Engels
A marca
População agrária
Alemanha
Noção de propriedade

Como Citar

ENGELS, Friedrich. A marca. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 10, n. 17, p. 147–163, 2003. DOI: 10.53000/cma.v10i17.19613. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/19613. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

A marca deve ser entendida como uma associação de aldeias que reunia camponeses (mas não exclusivamente4) detentores de parcelas de terra na qual a forma de apropriação não pode ser descrita de modo simples e conciso como na expressão propriedade plena ou, nem mesmo, na expressão propriedade comunal. O termo marca (originalmente, sinal, fronteira ou território circundado por uma fronteira) e o termo companheiros da marca eram aplicados, respectivamente, às terras baldias e à associação que as possuía, em regime de propriedade ou de usufruto. Os camponeses que faziam parte das associações aldeãs e vicinais tinham direito ao usufruto das terras baldias; por vezes eram mesmo proprietários delas. Dadas as características da economia rural da época era de capital importância o usufruto dos bosques e dos terrenos de pastagem.

https://doi.org/10.53000/cma.v10i17.19613
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Referências

ENGELS, Friedrich. A marca. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 10, n. 17, p. 147–163, 2003. https://doi.org/10.53000/cma.v10i17.19613

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