Trabalho imaterial, forças produtivas e transição nos Grundrisse de Karl Marx
PDF

Palavras-chave

Classes sociais
Forças produtivas
Grundrisse
Trabalho imaterial
Transição

Como Citar

AMORIM, Henrique. Trabalho imaterial, forças produtivas e transição nos Grundrisse de Karl Marx. Crítica Marxista, Campinas, SP, v. 14, n. 25, p. 9–30, 2007. DOI: 10.53000/cma.v14i25.19489. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cma/article/view/19489. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Pretendemos discutir os Grundrisse de Marx à luz das teses sobre o trabalho imaterial, sobretudo, da tese que afirma hoje o fim da "lei do valor" como conseqüência da centralidade de trabalhos imateriais. Nossa problematizarão dos Grundrisse esta fundamentada em uma análise das forças produtivas, do individuo social, e das classes sociais. Não obstante, ela visa apreender como Marx projeta a sociedade revolucionada, isto é, o "fim da lei do valor". A teoria da transição em Marx esta relacionada a sua análise da diminuição do trabalho vivo (diminuição do tempo socialmente necessário a produção de mercadorias) e aumento do trabalho passado (aumento de ciência e tecnologia aplicadas a produção de mercadorias). A liberação/libertação do tempo de trabalho explorado remete necessariamente ao fim das sociedades divididas em classes sociais. Dessa forma, analisaremos como Marx fundamenta nos Grundrisse a relação entre a constituição do individuo social libertado das contingências do capital, a utilização da ciência como força produtiva central e a construção da sociedade comunista sob a perspectiva das classes sociais.

https://doi.org/10.53000/cma.v14i25.19489
PDF

Referências

AMORIM, Henrique. Trabalho imaterial, forças produtivas e transição nos Grundrisse de Karl Marx. Crítica Marxista, São Paulo, Ed. Revan, v.1, n.25, 2007, p.9-30.

Creative Commons License
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Copyright (c) 2007 Henrique Amorim

Downloads

Não há dados estatísticos.