Resumo
Em seu artigo "Pós-modernismo, ou a lógica cultural do capitalismo tardio"(1), Fredric Jameson defende que o pastiche é o modo característico da cultura pós-moderna e não a paródia. "O pastiche", escreve ele, "é, tal como a paródia, a imitação de uma máscara peculiar, discurso numa língua morta; mas é uma prática neutra desse mimetismo, isenta das motivações ulteriores da paródia, amputada do impulso satírico, carente do riso e de qualquer convicção de que, ao lado da língua anormal momentaneamente emprestada, exista alguma saudável normalidade lingüística".
Referências
EAGLETON, Terry. Capitalismo, modernismo e pós-modernismo. Crítica Marxista, São Paulo, Brasiliense, v.1, n.2, 1995, p.53-68.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 1995 Terry Eagleton