Resumo
Este artigo analisa a estrutura de sentimentos do cinema contemporâneo de Pernambuco a partir da formação de duas gerações de diretores. O objetivo é demonstrar uma possibilidade de emprego dessa categoria que é uma importante contribuição de Raymond Williams para a crítica materialista da cultura.
Referências
AMARELO manga. Direção de Cláudio Assis. Recife: Riofilme, 2003, fic., color.
AMIGOS de risco. Direção de Daniel Bandeira. Recife: Símio Filmes, 2007, fic., color.
ANIMAL político. Direção de Tião. Recife: Vitrine Filmes, 2016, fic., color.
ÁRIDO Movie. Direção de Lírio Ferreira. Recife: Europa Filmes, MA Marcondes, 2006, fic., color.
BAILE perfumado. Direção de Lírio Ferreira e Paulo Caldas. Recife: Riofilme e Saci Filmes, 1996, fic., color.
CINEMA, aspirinas e urubus. Direção de Marcelo Gomes. Recife: REC, 2005, fic., color.
DOMÉSTICA. Direção de Gabriel Mascaro. Recife: Vitrine Filmes, 2012, doc., color.
O SOM ao redor. Direção de Kleber Mendonça Filho. Recife: Cinemascópio, 2012, fic., color.
SANTOS, M. V. M. O cinema contemporâneo de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Sociologia) – FFLCH, USP, SP, 2019.
WILLIAMS, R. Base e superestrutura na teoria cultural marxista. Revista USP, n.65, mar./maio, 2005, p.210-224.
WILLIAMS, R. From Preface to Film (UK, 1954). In: MACKENZIE, Scott. Film Manifestos and Global Cinema Cultures: a Critical Anthology, 2014, p.607-613.
WILLIAMS, R. O campo e a cidade: na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
WILLIAMS, R. O Círculo de Bloomsburry. In: ______. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.
WILLIAMS, R. Las novelas industriales. In: ______. Cultura y sociedad. 1780-1950. De Coleridge a Orwell. Buenos Aires: Nueva Visión, 2001, p.85-102.
WILLIAMS, R. Marxism and Literature. Oxford University Press, 1977.
WILLIAMS, R. Marxismo e Literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Marcia Malcher