Aspectos qualitativos do modelo orbital

Autores

  • Noemí Marta Torres Universidad de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i5.9637

Palavras-chave:

Modelo de Hartree-Fock. Modelo orbital. Energia orbital. Princípio de Aufbau. Número quântico. Configuração eletrônica.

Resumo

A complexidade matemática envolvida na teoria quântica excede o nível de cursos de química geral e tem levado à realização de simplificações excessivas. Embora esta situação venha sendo discutida na literatura durante os últimos 20 anos, ainda se encontra com freqüência, não só em livros de química geral mas também em livros de físico - química, uma abordagem discordante dos princípios da teoria quântica e das observações experimentais, mesmo destacando a importância da equação de Schrödinger. Conceitos fundamentais como função de onda, orbital, níveis de energia e energia orbital são empregados incorretamente ou de maneira imprecisa. A aplicação de idéias incorretas origina dificuldades posteriores como por exemplo, as observadas na interpretação de espectros atômicos e moleculares. O presente artigo pretende dar uma contribuição para o ensino dos conceitos fundamentais necessários para a construção de um modelo qualitativo para átomos contendo diversos elétrons (ou polieletrônicos). Para tal, discutem-se a seguir os fundamentos e as limitações do modelo orbital e analisam-se as principais concepções errôneas detectadas, destacando-se a origem das mesmas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemí Marta Torres, Universidad de Buenos Aires

Cátedra de Química, Ciclo Básico Común

Referências

Pilar F. L. , “4s Is Always Above 3d!” J. Chem. Educ., 1978, 55: 2-6.

Scerri, E. R., “Transition Metal Configurations and Limitations of the Orbital Approximation”, J. Chem. Educ., 1989, 66: 481-483.

Melrose M. P.; Scerri E. R. , “Why the 4s Orbital Is Occupied Before the 3d”, J. Chem. Educ., 1996, 73: 498-503.

Vanquickenborne L. G.; Pierloot K.; Devogel D., “Transition Metals and the Aufbau Principle”, J. Chem. Educ., 1994, 71: 469-471.

Downloads

Publicado

2018-09-17

Como Citar

Torres, N. M. (2018). Aspectos qualitativos do modelo orbital. Revista Chemkeys, (5), 1–6. https://doi.org/10.20396/chemkeys.v0i5.9637

Edição

Seção

Físico-Química