Resumo
A quantidade de substância é uma das quatro propriedades fundamentais da termodinâmica dos meios homogêneos [1], juntamente com o volume, a energia interna e a entropia. Trata-se de um conceito lecionado desde o ensino médio, mas que, entretanto, não é tão elementar quanto possa parecer. Um aspecto nem sempre esclarecido é o fato dela se relacionar com o número de partículas de uma mesma espécie química presente no sistema, mas ao mesmo tempo variar de um modo contínuo, assim como as outras três propriedades fundamentais.
Referências
Truesdell, C. A., Rational Thermodynamics; Springer-Verlag, 2a. ed.; 1984, p. 59-106.
Boltzmann, L.; Vorlesungen über Gastheorie, I; J. A. Barth, Leipzig, 1896. Tradução para o inglês efetuada por Stephen G. Brush e publicada, em 1964, pela University of California Press, sob o título — “Lectures on Gas Theory, Part I”. Reimpressão, em 1995, pela Dover Publications Inc., p. 26-28.
Mahan, B. H., University Chemistry; Addison Wesley: Reading, 3a. ed.; 1967. Esta antiga edição contém o método de Cannizzaro (p. 9) e, também, um interessante resumo histórico do desenvolvimento das idéias de massa molar e fórmula química das moléculas, não disponíveis em edições mais recentes.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2018 Adalberto B. M. S. Bassi