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Oficinas pedagógicas
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Palavras-chave

Oficinas pedagógicas
Educação ambiental
Ensino de Ciências

Como Citar

DO CARMO, Ellen Patricia Marques; DE ARAÚJO, Juliana Pinheiro; CORRÊA, Maysa Alves; LEITE, Diego Coêlho. Oficinas pedagógicas: estratégias para o ensino de educação ambiental em Cametá-PA. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9886. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho descreve o desenvolvimento de oficinas pedagógicas cuja temática foi voltada aos aspectos ambientais e suas tendências locais e globais no ensino de ciências na E.M.E.F. Profª “A” localizada na periferia do município de Cametá-PA. Ao enfocar a temática ambiental, trabalhando conjuntamente com a proposta pedagógica, objetivou-se instigar as percepções científicas de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, contextualizando e aproximando de seu convívio, envolvendo os alunos, que participam, agem e transformam, possibilitando permutas de saberes, a integração das diferentes visões de mundo, de questões urgentes e essenciais (formação do efeito estufa, causa da erosão local, preservação do ecossistema e processo de reciclagem), para toda a formação como ser humano crítico e atuante. As propostas foram muito bem aceitas pelos discentes, demonstrando além de uma grande interação como as ministrantes, a compreensão de toda a realidade concreta abordada conciliada com a teoria em que estão imersas.

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Referências

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