O Lugar da Formação de Professores em Periódicos de Educação

Autores

  • Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid PUC-Campinas
  • Carolina Lucenti Pereira PUC-Campinas

Palavras-chave:

formação inicial de professores, formação profissional de docentes em início de carreira, formação continuada de professores.

Resumo

O presente trabalho analisa e mapeia 24 artigos sobre a formação inicial e/ou continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental: nove publicados na Revista Brasileira de Educação e 15 na Zetetiké, na primeira década do século XXI. Inicialmente identificamos as temáticas, construindo um quadro de análise; depois, eixos convergentes relacionados às Políticas Públicas, Tecnologia da Informação e Comunicação, Currículo, Didática e Avaliação. O enfoque metodológico escolhido é o da análise de conteúdo. Verificamos que a concentração das publicações se dá entre os anos de 2005 a 2010 e que a maioria dos autores dos artigos está ligada às instituições públicas da região sudeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Lucenti Pereira, PUC-Campinas

Pedagoga pela PUC-Campinas

Referências

ALMEIDA, M.; FERNANDES, J. A. A comunicação promovida por futuros professores na aula de Matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.18. n. 34, 2010.

BARRETO, R. et al. As tecnologias da informação e da comunicação na formação de professores. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v.11, n. 31, 2006.

BAUMANN, A. P. P.; BICUDO, M. A. V. Cursos de Pedagogia e de Matemática formando professores de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental: em busca de uma compreensão. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.18, n. 34, 2010.

CALDEIRA, A. D.; MEYER, J. F. C. A. Educação matemática e ambiental: uma proposta de formação continuada – e de mudanças. Zetetiké − Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v.9, n. 15/16, 2001.

CARNEIRO, R. F.; PASSOS, C. L. B. Vivências de professores de matemática em início de carreira na utilização da informação e comunicação. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.17, n. 32, p. 130, 2009.

CARVALHO, J.M. Os não-lugares dos professores nos entre lugares de formação continuada. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 28, 2005.

CURY, C. R. J. Trinta por trinta: dimensões da pós-graduação em educação. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008.

FICHMAN, G.E.;SALES, S.R. Formação de professores e pedagogias críticas. É possível ir além das narrativas redentoras? Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 15, n. 43, 2010

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. A. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. p.138.

FREITAS, M. T. M.; FIORENTINI, D. Desafios e potencialidades da escrita na formação docente em matemática. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, v. 13, n. 37, 2008.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 13, n. 37, 2008

JURKIEWICZ, S.; FRIDERMANN, C. V. P. Modelagem Matemática na escola e na formação dos professores. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 15, n. 28, 2007.

Ciências em Foco, v. 5, n. 1, p. 31-32, 2012.

LOPES, J. A.; ARAÚJO, E. A. O laboratório de ensino de Matemática: implicações na formação de professores. Zetetiké — Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 15, n. 27, 2007.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. O conhecimento matemático do professor: formação e prática docente na escola básica. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v.12, n. 28, 2005

MOREIRA, P. C.; CURY, H. N.; VIANNA, C. R. Por que análise real na licenciatura? Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v.13, n. 23, 2005.

MORETTI, V. D.; MOURA, M. O sentido na formação de professores de matemática. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.18 , n 34. , 2010.

NACARATO, A. M.; PASSOS, L. B.; CARVALHO, D. L. Os graduandos em Pedagogia e suas filosofias pessoais frente à matemática e seu ensino. Zetetiké – Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v.12, n. 21, 2004.

OLIVEIRA, R. Políticas Públicas: diferentes interfaces sobre a formação do Professor de Matemática. Zetetiké (Revista Temática), Faculdade de Educação- Unicamp, SP v.17, p. 32, 2009.

PASSOS, M. M.; NARDI, R.; ARRUDA, S. M. Os sentidos sobre o professor e sua formação em 15 anos de Zetetiké: 1993- 2007. Zetetiké- Faculdade de Educação- Unicamp, SP, v. 18, n. 34, 2010.

RAMALHO, B. L. 40 anos da pós-graduação em Educação no Brasil: produção do conhecimento, poderes e práticas. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, 2006.

REIS, M. E. T.; FIORENTINI, D. Formação profissional de professores de matemática em serviço e políticas públicas. Zetetiké − Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 17, p. 124-146-147, 2009.

ROCHA, A.; PONTE, J. P. Aprender matemática investigando. Zetetiké − Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 14, n. 26, 2006.

SANTOS, J. R. V.; BURIASCO, R. L. C. Uma análise interpretativa da produção escrita em matemática de alunos da escola básica. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP, v. 16, n. 30, 2008.

SOUSA, S. Z.; BIANCHETTI, L. Pós-graduação e pesquisa em Educação no Brasil: o protagonismo da ANPEd. Revista Brasileira de Educação – ANPEd, Rio de Janeiro, v. 12, n. 36, 2007.

TRALDI JÚNIOR, A.; PIRES, C. M. C. Grupo colaborativo e o desenvolvimento profissional de formadores de professores de matemática. Zetetiké- Faculdade de Educação, Unicamp, SP. v. 17, n. 31, 2009.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

MEGID, M. A. B. A.; PEREIRA, C. L. O Lugar da Formação de Professores em Periódicos de Educação. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9796. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)