As experiências de um Estágio Supervisionado em Ciências em uma escola municipal de Florianópolis, Santa Catarina

Autores

  • Laise Orsi Becker Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
  • Marcelo D’Aquino Rosa Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica – PPGECT/UFSC

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, formação de professores, Ciências Biológicas, licenciatura, formação inicial, Ensino Fundamental.

Resumo

Esse artigo relata uma experiência que foi realizada durante a disciplina de Estágio
Supervisionado em Ensino de Ciências, no curso de Ciências Biológicas da Universidade
Federal de Santa Catarina, no primeiro semestre letivo do ano de 2010. Na experiência
junto à escola, é retratada a significância da mudança do sujeito futuro professor, de
observador para professor auxiliar desde o primeiro momento, atuando junto ao docente
titular no preparo das aulas da disciplina de Ciências e assumindo a função de professor
desde o início do estágio. Deste modo, observou-se uma real vivência do ser professor para
os licenciandos em todo o período do estágio e, também, um retorno à escola, com novos
materiais e práticas possíveis. Devido à condição de todos os três atuarem sempre como
professores em sala. Para os alunos o impacto também se mostrou positivo, sendo que estes
se sentiam especiais pelas aulas diferenciadas às quais participaram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

BECKER, L. O.; ROSA, M. D. As experiências de um Estágio Supervisionado em Ciências em uma escola municipal de Florianópolis, Santa Catarina. Ciências em Foco, Campinas, SP, v. 5, n. 1, 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9794. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos