Resumo
A promoção de ações sobre componentes do patrimônio natural da Terra, tais como as plantas, é urgente para conscientização pública sobre o declínio da biodiversidade e melhora do reconhecimento da importância das plantas em nossas vidas. Nesse contexto, desenvolvemos o programa de extensão “Diversidade Vegetal em Foco”, para promover ações voltadas para a comunidade não acadêmica sobre a importância do desenvolvimento de pesquisa científica e da conservação da biodiversidade, abordando plantas como temática principal. Relatamos nossa experiência de criação da exposição “Investigando o Mundo das Plantas” e de sua condução durante o evento "Unicamp de Portas Abertas", em 2022. Tal evento objetiva apresentar os cursos da Unicamp para estudantes do ensino básico. A equipe criadora da exposição teve cinco professores, um técnico de laboratório, 15 estudantes de graduação e 11 de pós-graduação. Abordamos os temas: o que é herbário e o processo de coleta e armazenamento de plantas para estudos científicos; diversidade de tipos de frutos; relação entre o Cerrado e o ciclo da água; como o tronco de árvores pode nos fornecer informações sobre o clima; e relação de dependência das orquídeas por fungos que vivem em suas raízes para sua sobrevivência. Contabilizamos 505 visitantes na exposição, ao longo de oito horas. A exposição despertou a atenção dos visitantes, estimulando o interesse pelos assuntos abordados e espaços para diálogo. O evento consistiu em uma oportunidade para envolvimento de estudantes e contribuiu para melhoria de nossas habilidades extensionistas. Com base na boa recepção das atividades pelos visitantes, planejaremos nossas futuras ações.
Referências
CLARK, G. et al. Science educational outreach programs that benefit students and scientists. PLoS Biology, v.14, n.2, p.e1002368, Feb. 2016. https://doi.org/10.1371/journal.pbio.1002368.
DIVERSIDADE VEGETAL EM FOCO. Página inicial - Diversidade Vegetal em Foco, 2024. Disponível em: http://diveg.ib.unicamp.br/. Acesso em: 17 setembro 2024.
ECKLUND, E.H.; JAMES, S.A.; LINCOLN, A.E. How Academic Biologists and Physicists View Science Outreach. PlosOne, v.7, n.5, p.e36240, May 2012. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0036240.
FRIESNER, J. et al. Broadening the impact of plant science through innovative, integrative, and inclusive outreach. Plant Direct, v5, n4., p.e00316, Apr. 2021. https://doi.org/10.1002/pld3.316.
IPBES. Global assessment report on biodiversity and ecosystem services of the Intergovernmental Science-Policy Platform on Biodiversity and Ecosystem Services. E. S. Brondizio, J. Settele, S. Díaz, and H. T. Ngo (editors).
IPBES secretariat, Bonn, Germany. 1148 pages. 2019. Disponível em: https://ipbes.net/global-assessment. Acesso em: 17 setembro 2024.
IPCC. Summary for Policymakers. In: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, pp. 1-34, 2023.
JOSE, S.B.; WU C.‐H.; KAMOUN, S. Overcoming plant blindness in science, education, and society. Plants, People, Planet, v.1, n.3. p.169-172, July 2019. https://doi.org/10.1002/ppp3.51.
NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil. 2024. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs/ Acesso em: 17 setembro 2024.
PARSLEY, K.M. Plant awareness disparity: A case for renaming plant blindness. Plants, People, Planet, v.2, n.6., p. 598-601, Oct. 2020. https://doi.org/10.1002/ppp3.10153.
STAGG, B.C.; DILLON, J. Plant awareness is linked to plant relevance: A review of educational and ethnobiological literature (1998–2020). Plants, People, Planet, v.4, n.6, p.579-592, Sep. 2022. https://doi.org/10.1002/ppp3.10323.
THOROGOOD, C. Astonishing Plants. Trends in Plant Science, v.25, n.9, p. 833-836, Sep. 2020. https://doi.org/10.1016/j.tplants.2020.06.007
UPA. Unicamp de Portas Abertas - História, 2024. Disponível em: https://www.upa.unicamp.br/historia-da-upa/ Acesso em 17 setembro 2024.
UNITED NATIONS. Transforming our World: The 2030 Agenda for Sustainable Development. United Nations, 2015. Disponível em: https://sdgs.un.org/2030agenda Acesso em 17 setembro 2024.
URSI, S.; SALATINO, A. É tempo de superar termos capacitistas no ensino de biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v.39, p.1-4. Dec. 2022. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9052.v39ip1-4.
VARNER, J. 2014. Scientific outreach: toward effective public engagement with Biological Science. Bioscience, v.64, n.4, p.333-340. Apr. 2014. http://dx.doi.org/10.1093/biosci/biu021.
WANDERSEE, J.H.; SCHUSSLER, E.E. 1999. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, v.61, n.2, p.82-86, Feb. 1999. https://doi.org/10.2307/4450624.
WANDERSEE, J.H.; SCHUSSLER, E.E. Towards a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.27, n.1, p.2-9. Spring 2001. Disponível em: https://botany.org/psbarchive/issue/2001-v47-no-1.html Acesso em: 17 setembro 2024.
WWF, World Wide Fund for Nature Inc. Living Planet Report 2020 - Bending the curve of biodiversity loss. Almond, R.E.A., Grooten M. and Petersen, T. (Eds). WWF, Gland, Switzerland, 2020. Disponível em: https://www.worldwildlife.org/publications/living-planet-report-2020 Acessado em 17 setembro 2024.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Maria Fernanda Calió, Peter Groenendijk, Sandra Maria Carmello Guerreiro, Ingrid Koch, Samantha Koehler