Avaliação da atividade antimicrobiana de diferentes enxaguantes bucais frente à bacterias orais
PDF

Palavras-chave

Enxaguantes bucais
Atividade antimicrobiana
Bactérias orais.

Como Citar

GOMES, Brenda Paula Figueiredo de Almeida; NALIN, Ana Carolina; SUNHIGA, Gabriel Fleury; HERNANDES, Samira Moraes Nicolai; PASSINI, Maicon Ricardo Zieberg. Avaliação da atividade antimicrobiana de diferentes enxaguantes bucais frente à bacterias orais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic2620181408. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/1408. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

As bactérias presentes na cavidade bucal podem causar efeitos danosos ao se aderirem aos dentes. Visando auxiliar a eliminação destes microrganismos surgiram os enxaguatórios bucais. Considerando a importância dos enxaguatórios na higiene bucal, este estudo teve como objetivo avaliar a atividade antimicrobiana de diferentes enxaguatório bucais frente às bactérias orais. Os resultados mostraram que os enxaguantes apresentaram efeito antimicrobiano heterogeneo. Sessenta e nove por cento dos enxaguatórios apresentaram atividade antimicrobiana frente a todas bactérias, sendo os mais efetivos: Periotrat® e Periogard®. Concluimos que a maior parte dos enxaguatórios comerciais foi capaz de inibir o crescimento bacteriano.

https://doi.org/10.20396/revpibic2620181408
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.