Internacionalização na Unicamp
PDF

Palavras-chave

Ensino superior
Internacionalização
Cursos de engenharia.

Como Citar

VOLPATO, Mariana Kataoka; ANDERY, Helena Maria Santana Sampaio. Internacionalização na Unicamp: um estudo dos cursos de engenharia. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018991. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/991. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

A internacionalização do ensino superior como parte de processos mais amplos de globalização é fenômeno da contemporaneidade (Aupetit, 2005; Knight 2012; Lima e Contel, 2011). No Brasil, desde este século, a internacionalização passou a fazer parte da agenda das políticas nacionais para o ensino superior e consolidou-se também como tema de investigação acadêmica (Morosini, 2006; Sampaio e Saes, 2014). A Unicamp participa duplamente desse processo: como produtora, por meio de seus pesquisadores, de conhecimento sobre o tema e também como protagonista de iniciativas de internacionalização no contexto do ensino superior do país. Este projeto de pesquisa propõe entender como ocorre a internacionalização na Unicamp tendo como recorte empírico os seus cursos de engenharia. Para atingir esse objetivo, a pesquisa recorre a diversos procedimentos metodológicos: levantamento e análise de dados quantitativos sobre mobilidade estudantil e docente, pesquisa documental, entrevistas semi estruturadas com coordenadores de cursos e aplicação de questionário aos intercambistas de cursos de engenharia da Unicamp.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018991
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.