Método sensível e de baixo custo para análise de selênio em alimentos
PDF

Palavras-chave

Espectrometria de absorção atômica
Gerador de hidretos
Validação de método.

Como Citar

MOREIRA, Mariana Gomes; PALLONE, Juliana Azevedo Lima; ORLANDO, Eduardo Adilson. Método sensível e de baixo custo para análise de selênio em alimentos: validação e aplicações. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018990. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/990. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A análise de selênio em alimentos pode ser realizada por diversas técnicas, entre elas a Espectrometria de Absorção atômica com gerador de hidretos, a qual se apresenta como uma técnica sensível e de baixo custo. Para tanto, é necessário um preparo prévio de amostras de alimentos, conhecido como processo de mineralização, em que há a decomposição da matéria orgânica com a liberação do elemento para o meio líquido, com o auxílio de ácidos e altas temperaturas. Para a análise de selênio, a mineralização foi realizada em placa de aquecimento e mufla. Com isso, um método foi desenvolvido, validado, com bons resultados, e aplicado para a análise de selênio em alimentos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018990
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.