Desenvolvimento e análise das características de micropartículas de polissacarídeos incorporando extrato de Arrabidaea chica para aplicação na terapia de lesões em tecidos cartilaginosos
PDF

Palavras-chave

Micropartículas
Alginato
Arrabidaea chica.

Como Citar

PEREIRA, Mariana Borges; MORAES, Angela Maria; WESTIN, Cecília B. Desenvolvimento e análise das características de micropartículas de polissacarídeos incorporando extrato de Arrabidaea chica para aplicação na terapia de lesões em tecidos cartilaginosos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018982. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/982. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho foi realizada a preparação de micropartículas de alginato utilizando cloreto de estrôncio como agente reticulante e variando-se os parâmetros concentração de alginato e agitação, buscando-se obter micropartículas com morfologia e tamanhos ideais para aplicação in vivo por injeção intra-articular. Pôde-se inferir que a concentração de 3,5% e a agitação com rotação de 2.000 rpm propiciaram micropartículas com características adequadas para a proposta. Além disso, incorporou-se extrato da planta Arrabidaea chica nas micropartículas nas proporções de 5, 10 e 15% em relação a massa polimérica total, alcançando-se uma eficiência de incorporação máxima de 79%.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018982
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.