Análise cinemática da locomoção de velocistas de 100m em ambiente específico de prova nas situações de andar, trotar e sprint
PDF

Palavras-chave

Corrida 100m
Análise cinemática
Biomecânica.

Como Citar

BARBOSA, Maria Stella Dias; MISUTA, Milton Shoiti. Análise cinemática da locomoção de velocistas de 100m em ambiente específico de prova nas situações de andar, trotar e sprint. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018978. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/978. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

A análise biomecânica pode auxiliar via descrição do movimento de atletas por meio da quantificação de variáveis cinemáticas visando a identificação de padrões de movimento e assimetrias entre os membros visando melhorar o desempenho ou prevenir lesões. O objetivo consistiu em: a) determinar a trajetória do centro de massa nas situações de andar, o trotar e o sprint; e b) determinar o comprimento de passo, largura do passo, comprimento da passada, largura da passada nas situações de andar, o trotar e o sprint.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018978
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.