Ingestão de leite por universitários brasileiros
PDF

Palavras-chave

Leite
Intolerância à lactose
Constipação.

Como Citar

SOUZA, Maria Rayane Lima de; LOMAZI, Elizete Aparecida. Ingestão de leite por universitários brasileiros. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018977. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/977. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Descrever o consumo de leite e o hábito intestinal em universitários, através de um questionário online enviado a estudantes de medicina. Foram inqueridos dados relativos a gênero, idade, ingestão de leite (sim ou não, se sim, com ou sem lactose), quantidade de leite ingerida, frequência da ingesta de leite e derivados e hábito intestinal (frequência das evacuações Escala de Bristol). Foram entrevistados 312 estudantes, 30% dos quais informaram consumir leite sem lactose ou cessaram o consumo do alimento. Entre os não consumidores de leite ou de qualquer derivado lácteo, a maioria era mulheres acima dos 24 anos, 20,6%, quando comparadas a homens na mesma faixa etária, 12,5%. Além disso, 40% dos indivíduos descreveram suas fezes com características de constipação e 46% dos que optaram por não consumir ou consumir leite sem lactose relataram fezes menos consistentes, é possível que esse sintoma possa estar associado à mudança dos seus hábitos alimentares. Mesmo diminuindo ou eliminando o consumo de leite, esses indivíduos mantiveram o padrão de evacuação, sugerindo a possibilidade de outras doenças funcionais. A ingestão de leite deve ser melhor investigada nessa população e medidas de educação alimentar podem ser relevantes.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018977
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.