Desenvolvimento de pães funcionais com farinha seca dos resíduos e dos extratos liofilizados da Casca e do subproduto da maçã (Malus domestica Borkh)
PDF

Palavras-chave

Compostos fenólicos
Maçã
Pão.

Como Citar

OLIVEIRA, Maria Fernanda de; ROSTAGNO, Mauricio Ariel; SILVA, Laise Capelasso da. Desenvolvimento de pães funcionais com farinha seca dos resíduos e dos extratos liofilizados da Casca e do subproduto da maçã (Malus domestica Borkh). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018969. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/969. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Nas ultimas 2 décadas o Brasil passou de importador para exportador de maçã, ela é muito utilizada pela industria gerando muito subproduto industrial que se deterioriza com facilidade. O presente estudo visou análisar a presença de compostos fenólicos e atividade antioxidante na casca da maçã, no subproduto e nos extratos da casca e do subproduto, como também a incorporação desses produtos no pão, já que esse é um alimento consumido mundialmente. Assim após as análises de Fenólicos Totais, ABTS, FRAP, HPLC e Análise Centesimal, verificou-se possível a incorporação de propriedades funcionais nos pães e que essa atividade antioxidante permanece após o processo termico.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018969
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.