Influência da mucina sobre a viabilidade bacteriana e produção de compostos sulfurados voláteis, em bactérias orais
PDF

Palavras-chave

Compostos sulfurados voláteis
Mucina
Bactérias orais.

Como Citar

SANTOS, Maria Eduarda Sartori; LIMA, Patricia Oliveira de; MULLER, Karina Cogo. Influência da mucina sobre a viabilidade bacteriana e produção de compostos sulfurados voláteis, em bactérias orais. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018965. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/965. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Apesar de mais de 90% dos casos de halitose serem decorrentes de doenças orais, a ansiedade e o estresse têm sido propostos como agentes etiológicos do mau hálito, embora haja poucos estudos sobre esta relação. Em estudos anteriores, observamos que o estresse promoveu aumento na expressão da mucina (MUC) MUC5B, em um estudo in vivo, e que a mucina aumentou a viabilidade de algumas bactérias orais em um estudo in vitro. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo avaliar a influência da mucina no crescimento e produção de compostos sulfurados voláteis (CSV), principais gases da halitose, por outros microrganismos ainda não avaliados (Porphyromonas gingivalis e Prevotella intermedia). Para isso, foi testado o efeito da mucina sobre o crescimento e viabilidade de culturas planctônicas. Além disso, foi quantificada a concentração de CSV, verificando-se o efeito de MUC sobre a produção de CSV por esses microrganismos. Os resultados mostraram que a proteína mucina aumentou a produção de H2S por ambas as bactérias e a viabilidade de P. intermedia. Portanto, sugere-se que a mucina apresenta um importante papel na produção de CSV mediada por esses microrganismos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018965
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.