Construção e validação de instrumento para consulta de enfermagem nas doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) cardiometabólicas na atenção primária
PDF

Palavras-chave

Enfermagem
Questionários
Doenças crônicas.

Como Citar

MATIAS, Maria Clara Moreira; JOAO, Thais Moreira Sao. Construção e validação de instrumento para consulta de enfermagem nas doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT) cardiometabólicas na atenção primária. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018964. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/964. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Dada a relevância do incremento do diabetes mellitus e da hipertensão em meio à população brasileira e mundial, é premente potencializar e efetivar a atuação do enfermeiro junto a esses pacientes. Trata-se de estudo metodológico, em desenvolvimento, que visa à criação e validação de instrumento para realização de Consulta de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde; desenvolvido em Unidade Básica de Saúde (UBS) no interior do Estado de São Paulo e composto por duas etapas. A Etapa 1 corresponde à Construção do Instrumento e Validação de Conteúdo por especialistas e a Etapa 2 ao pré-teste e avaliação das propriedades de medida do questionário. Até o presente momento, foi executada a Etapa 1. Posteriormente, o questionário será aplicado a 40 pacientes com hipertensão arterial e/ou com diabetes mellitus tipo 2, usuários da UBS, como preconizado por diretrizes internacionais para condução de estudos metodológicos. Espera-se que esse estudo traga contribuições à Enfermagem à medida que disponibilizará um instrumento abrangente e prático.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018964
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.