Estudo da direção de um raio cósmico a partir dos dados do observatório Pierre Auger
PDF

Palavras-chave

Raios cósmicos
Chuveiro atmosférico
Observatório Pierre Auger.

Como Citar

SANTOS, Maria Alice Marques dos; CHINELLATO, Carola Dobrigkeit; SOARES, Ariel Monteiro; FERREIRA, Luísa Pires; PEZZUTO, Thainá Maiara Batista; SALVIANO, Tiago Moreira Andrade. Estudo da direção de um raio cósmico a partir dos dados do observatório Pierre Auger. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018960. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/960. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Raios cósmicos são partículas vindas do espaço que chegam à Terra com velocidades próximas à da luz e colidem com as moléculas que estão presentes na atmosfera. Na maioria das vezes, são núcleos de átomos como o de hidrogênio, mas também podem ser núcleos mais pesados, como o de ferro. O interesse que guia a pesquisa é encontrar as direções de onde vêm os raios cósmicos e, com isso, obter informações de sua origem. Cada partícula cósmica altamente energética colide com um núcleo na atmosfera gerando novas partículas que, por sua vez, também podem colidir ou decair. O conjunto dessas partículas forma um chuveiro atmosférico extenso, que, ao atingir o solo, pode ser detectado por equipamentos na superfície da Terra. A diferença do tempo de chegada da frente do chuveiro em cada detector auxilia-nos a encontrar a direção com a qual a partícula chegou na atmosfera. Para esta finalidade, utilizaremos os dados do Observatório Pierre Auger, instalado na província argentina de Mendoza e operado por uma colaboração internacional.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018960
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.