Experiências produzidas na formação inicial de professores
PDF

Palavras-chave

Experiência
Registros poéticos
Formação inicial de professores.

Como Citar

PEDERSEN, Maiara Ariele; ARAGAO, Ana Maria Falcao de. Experiências produzidas na formação inicial de professores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018945. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/945. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Em uma disciplina oferecida aos estudantes do primeiro semestre de 2015 do curso de Pedagogia, tiveram como objetivo contribuir para que os futuros professores pudessem se apropriar do seu lugar de docente desde a entrada na Universidade e, depois, na escola, reconhecessem expectativas e necessidades de quem inicia uma relação profissional nesse contexto. Foi sugerido aos 49 estudantes que fizessem, individualmente, registros poéticos de cada uma das aulas: relatos da aula anterior que expressassem, além da síntese, a essência do que foi vivido, usando recursos expressivos verbais ou não verbais. O presente projeto de iniciação científica tem como objetivo analisar os registros poéticos produzidos pelos estudantes do sexto semestre de um curso de Pedagogia, buscando apontar quais e se as experiências consideradas formativas estão presentes nos textos dos alunos culminando na apreensão sensível da realidade, que possibilita a mudança, o questionamento ou a reflexão. Para satisfazer a esse objetivo, os estudantes que participaram da disciplina em 2015 serão convidados a constituir um novo grupo em uma disciplina eletiva ministrada pela mesma professora com o objetivo de analisarem o que foi produzido naquele primeiro semestre de 2015 e quais foram as experiências consideradas formativas por eles.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018945
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.