A digitalização dos serviços logísticos em pequenas e médias empresas
PDF

Palavras-chave

Digitalização
PMEs
Semijoias.

Como Citar

ROSSI, Luiza; IGNACIO, Paulo Sergio de Arruda. A digitalização dos serviços logísticos em pequenas e médias empresas: estudo de caso no segmento de semijoias da região de Limeira. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018942. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/942. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Esta pesquisa científica avalia o estágio atual da digitalização dos serviços logísticos e oportunidades de melhoria de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) do segmento de semijoias localizadas em Limeira, no estado de São Paulo. O método escolhido para o desenvolvimento foi o estudo de caso múltiplo e a coleta de dados foi feita através da aplicação do roteiro de entrevistas nas PMEs de semijoias selecionadas. Para a criação do modelo de roteiro de entrevistas, utilizou-se como referência os atributos de desempenho e métricas modelo SCOR: agilidade, confiabilidade, responsividade, gestão de ativos e custos. Os dados obtidos permitiram a verificação do nível de digitalização das empresas entrevistadas com relação aos atributos mencionados e a verificação das principais lacunas e oportunidades de melhoria para atingirem o nível digital configurado na logística 4.0. Os resultados obtidos oferecem suporte para outras pesquisas sobre logística 4.0 que ainda está em fase de implementação no Brasil.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018942
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.