Sistemas biopoliméricos adicionados de diferentes fontes de amido para veiculação de compostos bioativos
PDF

Palavras-chave

Microencapsulação
Gelificação iônica
Antocianinas.

Como Citar

BAGNOLO, Luiza Moraes; SATO, Ana Carla Kawazoe; ALMEIDA, Flávia Souza; SILVA, Karen Cristina Guedes. Sistemas biopoliméricos adicionados de diferentes fontes de amido para veiculação de compostos bioativos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018940. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/940. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Diferentes materiais de parede, constituídos da mistura entre polissacarídeos aniônicos (goma gelana ou alginato) e amidos de fontes distintas (milho, batata ou fosfatado) foram desenvolvidos para microencapsulação de bioativos, viabilizando o uso das estruturas em diferentes aplicações. Observou-se que o amido de batata detém os menores valores das propriedades mecânicas, o que é associado a uma menor percepção sensorial das estruturas quando adicionadas em alimentos, enquanto que o amido de milho é mais barato e de maior disponibilidade, também resultando em sistemas com alta eficiência de encapsulação.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018940
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.