Doença de Paget da mama
PDF

Palavras-chave

Doença de Paget mamária
Aréola
Câncer de mama.

Como Citar

VELASCO, Amanda Bispo; CARDOSO FILHO, Cassio; VASCONCELOS, Mariana Dias. Doença de Paget da mama: descrição da casuística do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM-Unicamp). Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2018. DOI: 10.20396/revpibic26201894. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/94. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

A doença de Paget é uma condição rara dentre as neoplasias mamárias, incidindo entre 0,5% a 5% das pacientes com câncer de mama. Manifesta-se clinicamente por alterações eczematosas no complexo aréolo-papilar (CAP) e histologicamente por presença de células malignas na epiderme da papila conhecidas como células de Paget. Ela está em mais de 90% associada a um carcinoma mamário intraductal ou invasivo no parênquima mamário subjacente. Existem ainda muitas dúvidas e controvérsias em relação a melhor forma de tratamento e prognóstico da DPM, pois ainda não tem sua histogênese e fatores de risco bem estabelecidos. Dessa forma este estudo visa descrever, em nossa população de pacientes com DPM, as características epidemiológicas e clínicas de sua apresentação, bem como as opções utilizadas para o seu tratamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic26201894
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.