Proteções privadas da rua e relações de vizinhança
PDF

Palavras-chave

Antropologia urbana
Segurança
Vizinhança.

Como Citar

FONSECA, Luísa Registro; DURÃO, Susana Soares Branco. Proteções privadas da rua e relações de vizinhança: estudo de caso em Ribeirão Preto. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018924. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/924. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

A pesquisa teve como finalidade observar e analisar como se forma e se caracteriza a vigilância compartilhada entre vizinhos em ruas de diferentes bairros na cidade de Ribeirão Preto, juntamente com o patrulhamento de empresas particulares de guardas de moto. O medo do crime e a progressiva desconfiança em relação a estranhos tem levado a mudanças importantes na forma de viver, conviver e comunicar no bairro. Este clima tem incentivado o uso de formas de comunicação indireta, como uso de redes sociais e aplicativos de conversa. O objetivo deste projeto é saber em que medida sentimentos de insegurança e novas formas de segurança residencial contribuem para mudanças nas relações de vizinhança de proximidade. A pesquisa, portanto, envolve “observação-participante” em trabalho de campo na rua, entrevistas com os moradores, vizinhos e guardas que trabalham na região para que eu possa assimilar o ambiente e as experiências de cada morador, as relações de vigilância, denúncias de “atividades suspeitas” e comunicação em grupos de conversa por meio de redes sociais, como o WhatsApp, acompanhado de parte da literatura antropológica que estuda segurança e conceitos de pertencimento em comunidade. A minha hipótese é que a segurança cria de fato novas relações urbanas, não apenas materiais mas também sociais.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018924
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.