Elaboração de estratégia de obtenção do índice de satisfação dos alunos em relação aos cursos de graduação da faculdade de tecnologia da Unicamp
PDF

Palavras-chave

Análise de satisfação
Avaliação da graduação
Análise de impressões.

Como Citar

FERRAZ, Luís Ricardo; ZAMBOM, Antonio Carlos. Elaboração de estratégia de obtenção do índice de satisfação dos alunos em relação aos cursos de graduação da faculdade de tecnologia da Unicamp. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018921. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/921. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

No contexto de alta competitividade do mercado educacional, obter os índices de satisfação dos acadêmicos sobre os cursos torna-se parte relevante no processo de melhoria contínua dentro das Instituições de Ensino Superior (IES), o qual possui alta influência no sucesso no desenvolvimento dos cursos. Na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Programa de Avaliação da Graduação (PAG) foi utilizado entre 2011 e 2015 como uma ferramenta cujo objetivo era mensurar a visão dos alunos e docentes sobre as disciplinas e os outros elementos que compõem o oferecimento de cada curso, criando assim índices de satisfação. Na Faculdade de Tecnologia da Unicamp, em Limeira, São Paulo, o PAG não foi bem recebido, tendo como um dos principais motivos a incapacidade de expressar adequadamente as opiniões dos usuários e assim permitir a tomada de decisão por parte dos gestores dos cursos. Portanto, a pesquisa tem como propostas a análise crítica do PAG e a elaboração de uma estratégia mais efetiva de obtenção dos índices de satisfação, e se restringe ao contexto dos cursos de graduação da Faculdade de Tecnologia, aplicando tal estratégia por meio do software RateMyCampus, em desenvolvimento no mesmo ambiente.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018921
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.