Determinação do espaçamento dendrítico no aço AISI M2
PDF

Palavras-chave

Metalografia
Espaçamento dendrítico
Taxas de resfriamento.

Como Citar

MIRA, Luis Felipe; FARINA, Paula Fernanda da Silva; SHINKAWA, Gabriel Hideki. Determinação do espaçamento dendrítico no aço AISI M2. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018919. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/919. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O aço rápido AISI M2, quando produzido via lingotamento convencional, pode apresentar diferentes estruturas ao longo do lingote, as quais refletem em diferentes propriedades mecânicas. As principais variações para esta classe de aço são quanto ao tipo, fração volumétrica e morfologia dos carbonetos e ao espaçamento dendrítico da ferrita. Neste trabalho serão determinados os espaçamentos dendríticos primários e secundários para duas diferentes temperaturas de fusão e três posições do lingote. As amostras foram preparadas convencionalmente para metalografia e atacadas com o reagente Nital e as imagens para as medições foram obtidas por microscopia ótica. Foi verificado que, apesar do grande erro experimental, há uma tendência a aumentar o espaçamento dendrítico com a diminuição da taxa de resfriamento.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018919
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.