Caracterização das litofácies da sequência sedimentar da formação águas claras na região do depósito Tarzan, domínio Carajás
PDF

Palavras-chave

Província mineral de Carajás
Formação águas claras
Depósito Cu-Co Tarzan
Caracterização de litofácies.

Como Citar

FRANCO, Lucca Martins; MORETO, Carolina Penteado Natividade; CAMPOS, Rafaela Santeiro de. Caracterização das litofácies da sequência sedimentar da formação águas claras na região do depósito Tarzan, domínio Carajás. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018911. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/911. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O Domínio Carajás, situa-se na porção norte da Província de Carajás, e é constituído por sequências do tipo greenstone belt (Supergrupo Itacaiúnas), pela Formação Águas Claras, complexos máfico-ultramáficos e granitoides meso a neoarqueanos. O depósito cupro-cobaltífero Tarzan se situa na Formação Águas Claras, e está hospedado em ritmitos, arenitos, conglomerados e grauvacas, litologias, estas, associadas à transição de um ambiente marinho raso a continental. As atividades desenvolvidas do projeto de iniciação científica consistiram na descrição de testemunhos de sondagem e na análise petrográfica das rochas hospedeiras do depósito Tarzan, buscando destacar aspectos estruturais, mineralógicos e estratigráficos da sequência sedimentar. A caracterização detalhada das litofácies é essencial para a determinação do ambiente de deposição e das condições de transporte dos sedimentos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018911
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.