O exercício da escuta como ignição do processo criativo no ator através da teórica conceitual de Murray Schafer
PDF

Palavras-chave

Paisagem sonora
Processo criativo
Teatro.

Como Citar

MARQUES, Lucas Fernandes; AGUILAR, Gina Maria Monge. O exercício da escuta como ignição do processo criativo no ator através da teórica conceitual de Murray Schafer. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018883. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/883. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

Nesta pesquisa teórico-prática foi realizado estudo do processo educativo da escuta de artistas da cena, via método do compositor e músico-educador Murray Schafer situado em seu livro O ouvido Pensante, especificamente o capítulo 2 limpeza de ouvidos e capítulo 3 A nova paisagem sonora , com o objetivo de verificar disparadores do processo criativo através das paisagens sonoras. Neste sentido buscou-se através de laboratórios práticos com artistas da cena, desenvolvido dentro das dependências da Universidade de Campinas, discutir a teoria. Sendo verificada as semelhanças e divergências entre os fatores e o desempenho de cada indivíduo dentro do processo criativo. Os resultados foram comparados a fim de entender a criação da cena pela matriz musical, incidindo as diversas paisagens sonoras como possibilidade do trabalho do artista sobre si mesmo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018883
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.