Condições de produção vocal de professores da rede municipal de Campinas
PDF

Palavras-chave

Professores
Distúrbios da voz
Condições de trabalho.

Como Citar

MOSNA, Lucas Abraão; NAKAMURA, Helenice Yemi. Condições de produção vocal de professores da rede municipal de Campinas: distrito noroeste. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018866. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/866. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A voz desempenha papel importante na rotina de muito muitos profissionais, cujas demandas dependem da sua integridade. O professor se insere como público de risco para distúrbios vocais, por condições desfavoráveis em seu ambiente de trabalho. A pesquisa analisou condições ambientais e organizacionais de docentes que atuam na educação infantil e no ensino fundamental da rede municipal de Campinas. Para cada escola foi determinado estatisticamente um número de sujeitos que responderam ao questionário Condição de Produção Vocal – Professor (CPV-P), para compor uma população representativa. As perguntas envolvem identificação, situação funcional, ambiente e organização de trabalho, aspectos vocais, hábitos e estilo de vida, que se apresentam em escala Likert para registro das frequências 0- nunca, 1- raramente, 2- às vezes 3- quase sempre e 4- sempre. Os dados receberam tratamento estatístico (programa /r/). Foram consideradas significantes associações com p-valor < 0,05. A pesquisa identificou 37,80% de participantes com risco para disfonia. Quanto ao ruído, os docentes (95%) consideram a escola ruidosa, 96,26% consideram a sala de aula ruidosa e 89,47% referem ruído alto, sendo as principais fontes: quadra e sala vizinha. Verificou-se, ainda, porcentagem elevada de estresse, trabalho em casa, esforço físico intenso e violência entre alunos. Compuseram associações significantes para disfonia: ruído da quadra, da sala vizinha e do ventilador; violência entre os alunos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018866
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.