Determinação do papel dos cementócitos na homeostasia do cemento dental
PDF

Palavras-chave

Cementócitos
Cemento dental
Homeostasia.

Como Citar

PITTON, Luana de Antonis; NOCITI JUNIOR, Francisco Humberto; SALMON, Cristiane; LIRA, Elis. Determinação do papel dos cementócitos na homeostasia do cemento dental. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018861. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/861. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Os cementócitos dividem características morfológicas com os osteócitos e expressam, em comum, inúmeros reguladores do metabolismo tecidual. Entretanto o papel dos cementócitos na homeostasia do cemento dental não está esclarecido. Assim, a hipótese da presente investigação foi de que os cementócitos desempenham um papel importante na manutenção do periodonto de sustentação. Alterações morfológicas e ultraestruturais nestas células foram observadas por microscopia eletrônica de transmissão e confocal, como evidências de sua participação no controle da homeostasia do cemento dental utilizando-se um modelo experimental de aposição contínua do cemento dental celular.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018861
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.