Mulheres adolescentes que aleitam
PDF

Palavras-chave

Aleitamento materno
Período pós-parto
Adolescente.

Como Citar

CAMPOS, Lohana Guedes de; TANAKA, Erika Zambrano; SURITA, Fernanda Garanhani de Castro; SHIMO, Antonieta Keiko Kakuda; FERNANDES, Luciane C. R. Mulheres adolescentes que aleitam: principais desafios que enfrentam. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018858. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/858. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O estudo tem como objetivo conhecer a opinião da puérpera adolescente sobre a amamentação e os principais desafios vividos no processo do aleitamento. Estudo de abordagem qualitativa. Foram incluídas adolescentes puérperas participantes do ambulatório de revisão pós-parto adolescente de um hospital terciário do estado de São Paulo. O tamanho amostral foi determinado por saturação de dados. A coleta ocorreu em um único encontro com aplicação da entrevista semiestruturada, após o consentimento/assentimento das participantes. A coleta de dados ocorreu nos meses de abril e maio de 2018, após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa (CAAE: 82739517.1.00005404). Para a análise de dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo proposta por Minayo; e as entrevistas gravadas e transcritas. Participaram 11 puérperas. A partir da análise das entrevistas foi possível agrupar os dados em quatro categorias. O apoio e histórico familiar sobre aleitamento, ajuda profissional, participação em ações educativas, e a transmissão e vivência de experiências são grandes facilitadores que ajudam as adolescentes a tomarem a decisão de amamentar e não ocorrer desmame precoce.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018858
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.