Caracterização física e geotécnica de um perfil de solo de uma vertente declivosa da serra do mar em santos, e sua influência na estabilidade da encosta

Autores

  • Lidiane Carlos Nogueira Universidade Estadual de Campinas
  • Francisco Sergio Bernardes Ladeira Universidade Estadual de Campinas
  • Carolina Verbicaro Perdomo Universidade Estadual de Campinas
  • Miriam Gonçalves Miguel Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.20396/revpibic262018852

Palavras-chave:

Movimentos gravitacionais de massa, Limites de consistência, Caracterização de solos.

Resumo

Os movimentos gravitacionais de massa são processos de modelagem exógena do relevo, que em especial no Brasil, são deflagrados principalmente pelos altos índices pluviométricos. A área estudada localizada na Morraria da Ilha de São Vicente, entre os morros Chico de Paulo e Saboó, no município de Santos, é uma área representativa destes processos, haja visto o alto índice pluviométrico e seu histórico de grandes acidentes relacionados a estes fenômenos. Dessa forma, este trabalho a partir de análises envolvendo os limites de consistência, granulometria (com e sem defloculante) e umidade natural, colaboraram para a compreensão tanto do comportamento microagregado da argila, quanto dos materiais constituintes de cada horizonte, de forma a influenciar na estabilidade da encosta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lidiane Carlos Nogueira, Universidade Estadual de Campinas

Aluna de graduação da Unicamp

Francisco Sergio Bernardes Ladeira, Universidade Estadual de Campinas

Docente da Unicamp

Downloads

Publicado

2019-02-11

Como Citar

NOGUEIRA, L. C.; LADEIRA, F. S. B.; PERDOMO, C. V.; MIGUEL, M. G. Caracterização física e geotécnica de um perfil de solo de uma vertente declivosa da serra do mar em santos, e sua influência na estabilidade da encosta. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018852. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/852. Acesso em: 6 dez. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)