Percepção de risco na tomada de decisões em investimentos
PDF

Palavras-chave

Economia comportamental
Percepção de risco
Medidas de risco.

Como Citar

CORRÊA, Letícia Diniz; SILVEIRA, Rodrigo Lanna Franco da. Percepção de risco na tomada de decisões em investimentos: um estudo experimental. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018841. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/841. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A vertente clássica da teoria de finanças define o risco de um investimento pelo grau de dispersão de seus retornos em torno de uma rentabilidade média. No entanto, pesquisas recentes no campo da Economia Comportamental encontraram indícios de que os agentes são mais sensíveis às perdas do que aos ganhos. Neste contexto, o presente trabalho teve o objetivo de avaliar como indivíduos avaliam o risco em suas decisões de investimento. Em particular, buscou-se comprender quais medidas orientam suas decisões. Após a aplicação de um questionário a 302 estudantes, os resultados apontaram que, em geral, os agentes se mostraram avessos a risco. Obteve-se ainda evidências de que se conferem pesos diferentes aos retornos que estão acima e abaixo da média, sendo a semivariância a medida que mais refletiu a percepção em relação ao risco. Os modelos de regressão apontaram que agentes avessos ao risco e do gênero masculino tendem a perceber risco a partir do uso de medidas de momentos parciais inferiores.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018841
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.