Aplicação de modelos virtuais para comparação entre tratamentos ortodônticos para verticalização de segundo molar
PDF

Palavras-chave

Bioengenharia
Método de elementos finitos
Ortodontia.

Como Citar

GONCALVES, Leticia de Mattei; NORITOMI, Pedro Yoshito. Aplicação de modelos virtuais para comparação entre tratamentos ortodônticos para verticalização de segundo molar. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018839. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/839. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste trabalho, busca-se apresentar, concisamente, o estudo de um caso recebido pelo laboratório de bioengenharia do Núcleo de Tecnologias Tridimensionais do CTI Renato Archer. Neste estudo, aplicaram-se conceitos de engenharia como o Método dos Elementos Finitos para o estudo sobre a distribuição de forças e deslocamentos nas estruturas ósseas e biológicas de uma mandíbula apresentando o segundo molar inclinado. A partir da representação biomecânica e modelagem anatômica, fez-se possível que um ortodontista avalie qual o melhor tratamento a ser usado em cada caso e quais as possíveis diferenças no resultado obtido pelo uso de diferentes aparelhos ortodônticos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018839
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.