Poliuretanas segmentadas baseadas em policarbonato e poliéster insaturado
PDF

Palavras-chave

Poliuretanas segmentadas
Síntese
Propriedades.

Como Citar

DARIVA, Leticia Caroline da Silva; FELISBERTI, Maria Isabel; FONSECA, Lucas Polo da. Poliuretanas segmentadas baseadas em policarbonato e poliéster insaturado. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018835. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/835. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Poliuretanas segmentadas e baseadas em polióis de policarbonato de bisfenol A e poliéster insaturado foram sintetizadas utilizando o difenilmetanodiisocianato e o 1,4-butadionodiol como extensor. Os polióis e as poliuretanas foram caracterizados por ressonância magnética nuclear de hidrogênio (RMN de 1H), espectroscopia de infravermelho (FTIR), cromatografia de permeação em gel (GPC), calorimetria diferencial de varredura (DSC) e análise termogravimetrica (TGA). A massa molar e a temperatura de transição vítrea das poliuretanas mostraram-se dependentes da composição e todas as poliuretanas apresentaram estabilidade térmica até 270 °C.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018835
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.