Comparação da contribuição dos sistemas energéticos durante uma sessão de treinamento intervalado de alta intensidade e uma sessão de treinamento aeróbio contínuo
PDF

Palavras-chave

Treinamento aeróbio
Treinamento intervalado de alta intensidade
Consumo máximo de oxigênio.

Como Citar

MOTTA, Leonardo Rodrigues; MORAES, Antonio Carlos de; GÁSPARI, Arthur Fernandes; BARBIERI, João Francisco. Comparação da contribuição dos sistemas energéticos durante uma sessão de treinamento intervalado de alta intensidade e uma sessão de treinamento aeróbio contínuo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018826. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/826. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Diversos estudos que comparam as adaptações aeróbias do Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) e do Treinamento Aeróbio Contínuo (TAC) indicam que o HIIT pode ser mais eficiente, relacionando estas maiores adaptações a respostas induzidas por um maior estresse metabólico, provavelmente causado por uma maior participação do metabolismo anaeróbio. Entretanto, ainda faltam estudos que comparem variáveis como a contribuição dos sistemas energéticos e o estresse metabólico sistêmico entre esses dois tipos de exercícios, com o trabalho mecânico (TM) equalizado. O objetivo desse estudo foi comparar a contribuição dos sistemas energéticos e o estresse metabólico das duas sessões de treinamento com trabalho equalizado em bicicleta. Foram avaliados: Consumo de oxigênio e produção de gás carbônico; contribuição dos sistemas energéticos anaeróbio alático; anaeróbio lático e aeróbio; concentração de lactato; marcadores de estresse metabólico por gasometria e percepção de esforço.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018826
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.