Incidência de neurocriptococose em pacientes atendidos no hospital de clínicas da Unicamp e eficiência das técnicas diagnósticas
PDF

Palavras-chave

Neurocriptococose
Líquor
Técnicas diagnósticas.

Como Citar

ALMEIDA, Leonardo Amaro Alexandre de; GARLIPP, Celia Regina. Incidência de neurocriptococose em pacientes atendidos no hospital de clínicas da Unicamp e eficiência das técnicas diagnósticas. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018809. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/809. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

A criptococose é uma micose causada por fungos do complexo Cryptococcus neoformans, associada com imunocomprometidos pelo HIV. Nosso objetivo foi analisar, em um período de 05 anos, a incidência de neurocriptococose no Hospital de Clínicas da Unicamp e avaliar a eficiência de técnicas disponíveis para detecção de Cryptococcus no líquor. Das 9572 amostras de líquor coletadas no período estabelecido foram identificadas 53 amostras de 53 pacientes com diagnóstico confirmado de neurocriptococose. Dos 53 pacientes, 34 (64,15%) eram do sexo masculino e 21(39,6%) eram pacientes com HIV.Observamos também uma maior incidência (66%) da doença na faixa etária entre 30-49 anos. Em 41 amostras (77,35%) foram realizadas todas as técnicas diagnósticas e a Cultura para Cryptococcus foi realizada em 98% dos casos (n=52). Das Culturas positivas 40 (75,5%) apontaram para a espécie C. neoformans, enquanto 6 (11,3%) para a C. gatti. Em apenas uma amostra houve discrepância entre os resultados obtidos demonstrando alta eficiência das técnicas empregadas diante do padrão-ouro que é a Cultura para o fungo. Concluímos que as três técnicas se mostraram eficientes quando comparadas a cultura do fungo, padrão ouro para o diagnóstico. Dessa forma, o resultado obtido nos permite assegurar que as respostas fornecidas por esses métodos diagnósticos são seguras garantido o início precoce da terapêutica apropriada, quando ainda não se dispõe do resultado da cultura para fungo.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018809
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.