Anéis Noetherianos
PDF

Palavras-chave

Anéis e ideais
Anéis Noetherianos
Teorema da base de Hilbert.

Como Citar

GUIDIO, Leandro Peruqui; REIS, Ronan Antonio dos. Anéis Noetherianos. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018803. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/803. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho trata de um estudo introdutório em Teoria de Anéis e Ideais, em que foram estudados conceitos, propriedades e resultados envolvendo anéis, ideais, em especial, a classe dos anéis Noetherianos, ou seja, anéis que satisfazem uma certa condição de cadeia ascendente para ideais. O objetivo principal deste trabalho é apresentar um estudo sobre o conhecido Teorema da Base de Hilbert, ou seja, que todo anel de polinômios em uma variável com coeficientes num anel Noetheriano é um anel Noetheriano, bem como, que esse resultado também é válido para anel de polinômios em várias variáveis. Este estudo aparece em várias áreas, tais como, em Geometria Algébrica, Álgebra comutativa, entre outras.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018803
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.