Influência de diferentes surfactantes em emulsões cosméticas constituídas da mesma fase oleosa
PDF

Palavras-chave

Estabilidade
Emulsões
Homogeneização alta pressão.

Como Citar

AIELLO, Laura Moretti; LEONARDI, Gislaine Ricci; FERNANDES, Edna; FREITAS, Andréa. Influência de diferentes surfactantes em emulsões cosméticas constituídas da mesma fase oleosa: estudo da estabilidade preliminar quando preparadas com ou sem homogeneização de alta pressão. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018797. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/797. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Emulsões são formas farmacêuticas muito empregadas nos cosméticos. O estudo de estabilidade dessas formulações têm sido um desafio para as indústrias farmacêutica e cosmética, sendo essa influenciada principalmente pela escolha do surfactante e pela energia de agitação aplicada durante o preparo. O objetivo dessa pesquisa foi realizar um estudo de estabilidade preliminar de formulações com mesma fase oleosa, empregando-se diferentes tensoativos e submetendo-as, ou não, à homogeneização de alta pressão (200 bar). As formulações selecionadas foram armazenadas em temperatura ambiente (25º +/-2ºC ) e em estufa (37º +/-2ºC) e avaliadas quanto suas características organolépticas, separação de fases, pH e por microscopia ótica nos tempos 24 horas, 30 e 60 dias. As emulsões desenvolvidas com Metosulfato de behenila e com álcool graxo mais Álcool Cetoestearílico Etoxilado, permaneceram estáveis com ou sem homogeneização de alta pressão. Já as formulações preparadas com éster de álcool Cetoestearílico Etoxilado e Ácido de oliva não alcançaram estabilidade quando homogeneizadas no agitador mecânico e armazenadas em temperatura ambiente ou em estufa. A importância do método de agitação para a estabilidade final pôde ser verificada uma vez que todas as formulações homogeneizadas a 200 bar e armazenadas em temperatura ambiente ou em estufa não apresentaram separação de fases durante o período estudado.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018797
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.