Resumo
Este trabalho busca discutir a apropriação e ressignificação da linguagem cartográfica pelos alunos da graduação em geografia- licenciatura- na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) utilizando como recorte para discussão minha trajetória no curso a partir da metodologia de Pesquisa- formação (Josso, 2007) refletindo sobre como a maneira com que a cartografia foi abordada durante a graduação deixou marcas na minha formação enquanto professora recém graduada e o caráter formativo pessoal do desenvolvimento da pesquisa.
Para atingir este objetivo acompanhei como PAD os alunos em fase de conclusão do curso matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado em Geografia, analisei o catálogo 2012 de disciplinas do curso de licenciatura de Geografia buscando identificar a maneira como a linguagem cartográfica foi abordada e o ponto central busquei me entender como sujeito da pesquisa através da escrita de narrativas.
Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.