Crimes na Unicamp
PDF

Palavras-chave

Crime
Sub-registro
Raça.

Como Citar

FONSECA, Laura Alice de Lazari; SANTOS, Marcelo Justus dos. Crimes na Unicamp: há relação entre cor/raça da vítima e sua decisão de não registrar a ocorrência à polícia?. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018791. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/791. Acesso em: 23 abr. 2024.

Resumo

Este estudo buscou identificar a presença de sub-registro de crimes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bem como elencar seus possíveis determinantes. Além disso, investigou como a relação de confiança na polícia pode afetar a decisão de registrar um crime, dando enfoque às diferenças no nível de confiança de acordo com a raça da vítima. Para realizar esta pesquisa, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2009, bem como do suplemento especial acerca da vitimização e justiça. A partir de testes estatísticos, verificou-se que pessoas pardas e negras tendem a procurar menos a polícia do que brancas, sobretudo, por desconfiança em relação à polícia (não acreditavam na polícia ou não queriam envolver a polícia).

https://doi.org/10.20396/revpibic262018791
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.