Transferência de calibração para correção do efeito da umidade na determinação de carbono orgânico do solo utilizando espectroscopia no infravermelho próximo
PDF

Palavras-chave

Solo
Infravermelho próximo
Umidade.

Como Citar

GIUSEPPE, Larissa Oliveira de; POPPI, Ronei Jesus; SANTANA, Felipe Bachion de; SOUZA, André Marcelo de. Transferência de calibração para correção do efeito da umidade na determinação de carbono orgânico do solo utilizando espectroscopia no infravermelho próximo. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, Campinas, SP, n. 26, 2019. DOI: 10.20396/revpibic262018785. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/eventos/index.php/pibic/article/view/785. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A espectroscopia do infravermelho próximo é uma técnica muito utilizada para a análise de matéria orgânica do solo porém, os resultados podem variar devido a fatores externos, como a umidade, diminuindo assim a sua exatidão. Esse projeto visa a utilização de um método de transferência de calibração para amenizar a influência da umidade fazendo com que espectros úmidos sejam corrigidos para os valores de espectros secos.

https://doi.org/10.20396/revpibic262018785
PDF

Todos os trabalhos são de acesso livre, sendo que a detenção dos direitos concedidos aos trabalhos são de propriedade da Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP.

Downloads

Não há dados estatísticos.